terça-feira, 17 de abril de 2012





Fúria de Titãs (título no Brasil) é um filme americano-britânico, remake do original de 1981, dirigido por Louis Leterrier. Mas ambas histórias baseiam-se no mito de Perseu. Seus protagonistas são Sam Worthington, Liam Neeson e Ralph Fiennes.
Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
Há muitos e muitos anos atrás, os deuses Zeus (Liam Neeson), Poseidon (Danny Huston) e Hades (Ralph Fiennes) se uniram e destruíram seus pais, os Titãs, com a ajuda do Kraken, um monstro nascido da carne do próprio Hades. Em seguida, eles dividiram o Universo entre si: Zeus ficou com os céus, Poseidon ficou com os mares e Hades foi enganado por Zeus e forçado a governar o Submundo. Pouco depois, Zeus criou os humanos, cuja fé era o que dava poder aos deuses. Porém, os humanos eventualmente se cansaram de serem manipulados pelos deuses como peças de xadrez e começaram a questioná-los.
Muitos anos depois, um pescador chamado Spyros (Pete Postlethwaite) encontra um caixão flutuando na água e, dentro dele, uma mulher morta segurando um bebê, que ele e sua esposa adotam e batizam de Perseu (Sam Worthington). Anos depois, Perseu, agora adulto, e sua família estão pescando em alto-mar quando encontram soldados da cidade de Argo derrubando uma estátua de Zeus e declarando guerra aos deuses.
Hades deixa o Submundo e convence Zeus a deixar que ele puna os humanos. Na Terra, Hades emerge das trevas, acompanhado de uma horda de Imps, e mata não só os soldados como também a família de Perseu. O pescador é encontrado por Draco (Mads Mikkelsen), o líder da guarda real, e levado perante o Rei e Rainha de Argo, que comparam a beleza de sua filha, Andrômeda (Alexa Davalos) à de Afrodite. Momentos depois, Hades aparece e avisa que, como punição por esse comentário, Andrômeda deverá ser sacrificada ao Kraken em uma semana ou Argos será destruída. Ele também identifica Perseu como um semideus e o filho de Zeus.
Perseu é preso. Na cadeia, ele conhece Io (Gemma Arterton), que identifica-se como sua guia. Ela revela que foi amaldiçoada com a imortalidade após recusar-se a ser seduzida por um deus e que Perseu é o único que pode derrotar o Kraken. O pescador concorda em ajudar para vingar-se de Hades e parte em busca das Bruxas Estígias ao lado de Draco e a guarda real. Ela também revela que Perseu é o filho de Zeus com Danäe, a esposa do Rei Acrísio) (Jason Flemyng), que foi punido com sua tentativa de renegar os deuses com a queda de seu reino e sua transformação em um monstro.
O que eles não sabem é que Hades, que se alimenta do medo dos mortais, planeja usar o medo de Argos para ganhar poder e destronar Zeus, assumindo o comando do Olimpo. Hades encontra Acrísio, agora chamado Calibos, e lhe dá o poder para matar Perseu. Calibos ataca Perseu e seu grupo na floresta, pouco após Perseu receber de Zeus uma espada mágica que apenas ele pode usar e o cavalo alado Pégaso. Após um confronto, Calibos foge e, no processo, seu sangue traz à vida um exército de escorpiões gigantes que quase matam os heróis, que são salvos pelos Djinn, feiticeiros árabes que vivem no deserto e cujos corpos são feitos de madeira. Também querendo ver-se livres dos deuses, os Djinn concordam em ajudar Perseu.
Eles encontram as Bruxas Estígias, que revelam que a única forma de destruir o Kraken é com a cabeça da górgona Medusa, que vive no Tártaro. Na saída, Perseu encontra-se com Zeus, que lhe entrega uma Dracma que ele usa para subornar Caronte, o barqueiro do Submundo, a permitir que eles entrem no Tártaro sem estarem mortos.
Após um violento confronto do qual apenas Perseu e Io emergem vivos, Perseu arranca a cabeça de Medusa. Na saída, ele é novamente atacado por Calibos, que mata Io. Perseu o destrói com a espada mágica de Zeus e parte para Argos em Pégaso para salvar Andrômeda, que já foi colocada à sacrifício pelo culto de Hades.
Após um confronto aéreo com os Imps de Hades, Perseu consegue usar a cabeça de Medusa para petrificar o Kraken, destruindo-o. Em seguida, ele usa a espada de Zeus, energizada por um relâmpago mágico, para expulsar Hades de volta para o Tártaro temporariamente.
Andrômeda é liberta e torna-se rainha de Argos. Ela oferece o trono de Rei a Perseu, mas ele recusa. Zeus o encontra novamente e o parabeniza por sua vitória. Pela ajuda que recebeu em reconectar humanos e deuses e impedir Hades de dominar o Olimpo, Zeus revive Io, que reúne-se com Perseu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário