terça-feira, 17 de abril de 2012






Percy Jackson é um personagem fictício da série Percy Jackson & the Olympians escrita por Rick Riordan. Percy é o protagonista e narrador da série. Ele também aparece na série sucessora The Heroes of Olympus. Percy é apresentado no primeiro livro da série como um pré-adolescente com 12 anos de idade, que foi diagnosticado com TDAH e dislexia. Depois de ser atacado na sua atual escola, ele é escoltado por Grover Underwood, seu melhor amigo, para o Acampamento Meio-Sangue, um acampamento secreto, em Long Island, criado para proteger e treinar semideuses para que eles possam se defender sozinhos. Lá ele encontra Quíron que até então era seu professor de Mitologia. Quíron revela a Percy que ele é um meio-sangue. Além de descobrir que Grover é um sátiro, ele conhece Annabeth Chase, filha de Atena, Luke Castellan filho de Hermes e outros meio-sangues. Ele é revelado filho de Poseidon logo em seguida, e recebe prestígio após concluir uma missão com louvor.[2] No desenrolar da série Percy é traído por Luke que passa a ser seu inimigo durante toda a série. Começa namoro com Annabeth, e conhece personagens importantes como Tyson, seu meio-irmão ciclope, Thalia Grace, filha de Zeus e Bianca e Nico di Angelo filhos de Hades e a mortal Rachel Elizabeth Dare. Percy é fruto de um relacionamento entre o deus do mar, Poseidon e a mortal Sally Jackson. A saga foi criada por Rick Riordan, que se inspirou em seu filho mais velho, que tinha baixa autoestima por ser disléxico e hiperativo. Quando o menino era pequeno, Rick contava histórias de aventura para o filho, onde o personagem principal era sempre alguém disléxico e hiperativo, e daí começaram as ideias para a saga.
Índice [esconder]
1 Personalidade
2 Relacionamentos
2.1 Annabeth Chase
2.2 Rachel Elizabeth Dare
2.3 Calipso
3 Relação com outros personagens
3.1 Ares
3.2 Dionísio
3.3 Afrodite
3.4 Apolo
3.5 Atena
3.6 Hefesto
3.7 Hermes
3.8 Tyson
3.9 Ártemis
3.10 Grover
3.11 Thalia
3.12 Nico DiAngelo
3.13 Luke
4 Poderes
5 Armas mágicas
6 Cinema
7 Ver também
8 Referências
9 Ligações externas
[editar]Personalidade

Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
Percy é geralmente retratado como amável, amigável, e, por muitas vezes, disposto a arriscar sua vida para salvar seus amigos e até mesmo seus inimigos. Percy também tem um grande senso de humor sarcástico, e é desse jeito que o livro é escrito. Percy parece antipatizar-se com títulos que lhe são dados, como nos casos dos cavalos que não param de chamá-lo de "chefe" ou "Senhor" sempre que falam com ele. Percy ocasionalmente demonstra ser bastante infantil. Ele tem um imenso sentimento de lealdade para com seus melhores amigos, Annabeth Chase e Grover Underwood. O que Percy mais preza em sua vida são seus pais (Sally Jackson e Poseidon), seu irmão Tyson, Grover, Annabeth e o Acampamento Meio-Sangue, a sua verdadeira casa. É emocionalmente instável e não entende os seus sentimentos por Annabeth, até que ela o beija (em A Batalha do Labirinto). Muitas vezes se sente atraído por outras garotas, como Calipso e Rachel Elizabeth Dare. Percy tem esse nome em homenagem a Perseus um semideus filho de Zeus .
[editar]Relacionamentos

[editar]Annabeth Chase
Eles se conhecem no livro O Ladrão de Raios. Percy e Annabeth têm vários momentos românticos, como uma ida ao Túnel do Amor em O Ladrão de Raios, quando Annabeth beija Percy na bochecha em O Mar de Monstros, um beijo no Monte Santa Helena em A Batalha do Labirinto, finalmente, quando eles se declaram namorados, no livro O Último Olimpiano. No primeiro livro da série Os Heróis do Olimpo, O Herói Perdido, Annabeth sai a procura de Percy, que esta desaparecido à 3 dias no livro . Já no segundo livro da série, O Filho de Netuno, Percy Jackson está desaparecido do Acampamento Meio-Sangue a oito meses. Ele perde a memória e vai parar no Acampamento Júpiter, um acampamento para semideuses romanos, sendo Annabeth sua única lembrança e o motivo de se manter firme. Percy também dá vários apelidos românticos a ela, como quando diz que ela tem cabelos de princesa. Em um momento do quinto livro, Percy diz que o mundo estava desabando e a única coisa com que ele se importava era com o fato dela estar viva. No livro Os Arquivos do Semideus, na história Percy Jackson e o Dragão de Bronze, quando Annabeth está consertando o dragão ele diz que se tivesse que escolher alguem para colocar sua cabeça no lugar, escolheria ela.
[editar]Rachel Elizabeth Dare
Percy a conhece no livro A Maldição do Titã. Ela só começou a demonstrar seu interesse nele no começo do livro O Último Olimpiano, mas não chega a ser sua namorada. Ela também se tornará o novo Oráculo do acampamento meio-sangue, quebrando assim a maldição que Hades havia jogado no antigo Oráculo. Rachel, por ser uma humana, participa efetivamente no livro A Batalha do Labirinto. Ela guia Percy e Annabeth pelo mesmo, ajudando-os na busca de Dédalo. No livro O Último Olimpiano, Rachel diz a Percy que pensara que seus destinos estivessem entrelaçados já que ele abriu portas para o mundo grego para ela e a ajudou a entender suas estranhas visualizações. Então ele entende que tudo que pensava a respeito de Rachel estava errado, também no início do último livro ela o beija.
[editar]Calipso
Percy a encontra na Batalha do Labirinto, em que ela cuidou dele após ele ser atirado para fora de um vulcão, que o leva para esta ilha. Ela se diz apaixonada por ele, e ele também demonstra interesses amorosos por ela, dizendo que ela sempre será o amor de sua vida. Ela o oferece para ficar na ilha para sempre, e viver com ela, mas ele tem que voltar. Percy também cita o fato de que Calipso seria para sempre seu maior "e se".²
[editar]Relação com outros personagens

[editar]Ares
Deus da Guerra. Percy tem um contato conturbado com ele, após a batalha travada no primeiro livro (fato que não consta no filme), tendo ferido o deus foi amaldiçoado por ele. Esta maldição se cumpre no terceiro livro quando o herói deve lutar contra o Titã Atlas.
[editar]Dionísio
Deus do vinho e das festas. É o diretor do Acampamento Meio-Sangue, tem o hábito de errar propositalmente o nome de Percy Jackson para aparentar não ter interesse por ele, contudo é nítida a farsa. O sr. D, forma como Dionísio é chamado no livro, está cumprindo "pena" no acampamento por ter perseguido uma ninfa.
[editar]Afrodite
Deusa do amor. Aparece para Percy oferecendo conselhos e indicações de como proceder durante uma das missões.
[editar]Apolo
Deus do Sol, oráculos, artes, profecias, medicina. Sempre faz rimas e aparece no livro A Maldição do Titã, para dar a todos uma carona na carruagem solar, que era um belo conversível.
[editar]Atena
Deusa da sabedoria e estratégia em batalha. Mãe de Annabeth. Conversa com Percy algumas vezes, demonstrando sua falta de aprovação ao relacionamento entre os dois jovens Semideuses.
[editar]Hefesto
Deus do fogo e metalurgia. Retratado no livro como um grande inventor. Tornou-se responsável por buscar Percy na Ilha de Calipso.
[editar]Hermes
Mensageiro dos deuses. Aparece no último livro para dar algumas informações significativas sobre seu filho, que é o grande "vilão" da história.
[editar]Tyson
Meio irmão de Percy. Tyson é um ciclope com humor amável. Um gigante meio infantil, habilidoso com armas. Tyson aparece no segundo livro e faz participações em outros, tendo um papel fundamental na luta de Poseidon no último livro da série. É chamado por seu pai, para forjar armas no fundo do oceano.
[editar]Ártemis
Deusa da caça e da lua. É o grande nome do livro A Maldição do Titã. Líder das caçadoras, na batalha do terceiro livro libertam a deusa de seu enorme fardo, o céu.
[editar]Grover
Um sátiro que foi protetor de Percy. Com o passar da história eles desenvolvem o que é chamado de Elo Empático, com o qual podem se comunicar através de sonhos, sensações e sentimentos.
[editar]Thalia
Filha de Zeus. Esteve muitos anos presa sob a forma de pinheiro. Quando Percy coloca o velocino de ouro na árvore é libertada passando a integrar a história se torna uma caçadora de Artêmis , e posteriormente ajuda Percy e Nico a resgatarem a espada de Hades.
[editar]Nico DiAngelo
Filho de Hades. Um jovem fã do jogo "mitomagia", que tem um relacionamento difícil com o herói no início da caminhada. Contudo, desempenha papel importante para na grande batalha contra Cronos.
[editar]Luke
Filho de Hermes. É o grande antagonista da história. Ele aceita servir Cronos na batalha contra os deuses olímpicos, apenas por raiva dos deuses que não reconhecem seus filhos deixando-os desprotegidos contra os inúmeros ataques de monstros. Sendo retratado como vilão e servo mais fiel de Cronos torna-se o responsável pela morte do senhor do tempo.
[editar]Poderes

Percy pode entrar na água e não se molhar, tornando objetos secos ao tocá-los.
Percy tem controle sobre a água, sendo capaz de manipulá-la.
Quando está na água, Percy ganha mais energia, força e fica curado de seus ferimentos involuntariamente.
Percy pode manipular os navios com sua mente.
Percy pode identificar o estado da água.
Por ser filho de Poseidon também conhecido como "o senhor dos terremotos", pode causar terremotos poderosíssimos como é mostrado no livro a "Batalha do Labirinto".
Enquanto no mar, Percy tem perfeito conhecimento de suas atuais coordenadas.
Percy pode se comunicar telepaticamente com os animais marinhos e equinos (cavalos, zebras, pégasos, etc.), os quais na maioria das vezes lhe obedecem e tratam-no com respeito.
Percy pode respirar embaixo d'água.
Percy pode localizar objetos que estão no mar.
Uma vez que Tyson é seu meio-irmão, eles podem se comunicar telepaticamente em baixo d'água.
Percy pode suportar uma grande pressão subaquática.
Percy pode fazer uma tromba d'agua.
Percy pode convocar o poder do mar mesmo distante.
Percy pode criar bolhas de água, e pode usá-las para flutuar.
Percy pode fazer furacões.
A água fica "macia" quando Percy cai de uma grande altitude.
Percy leva um longo tempo para se queimar.
Percy pode materializar água, embora gaste muita energia para isso.
Usando hidrocinese, Percy pode fazer as ondas do oceano sólidas. Esta capacidade foi revelada no livro "Arquivos de Semideuses", onde fez as ondas ficarem sólidas, para que pudesse conduzir Clarisse ao USS Intrepid.
Em O Último Olimpiano, Percy recebe a Maldição de Aquiles após mergulhar no Rio Estige, tornando-se invulnerável. Seu único ponto vulnerável é em suas costas, próximo a coluna, na parte oposta ao seu umbigo.
Em The Son of Neptune Percy perde sua Maldição de Aquiles ao atravessar o Pequeno Tibre, um rio que fica na entrada do Acampamento Júpiter. Como a Maldição de Aquiles é uma benção grega, o Pequeno Tibre, por ser um rio romano, a "lavou" de Percy. Assim, Percy torna-se novamente vulnerável.
Percy tem a habilidade de falar com os cavalos, já que Poseidon criou todos.
[editar]Armas mágicas

Anaklusmos (Contracorrente), a caneta que vira uma espada e volta para seu bolso toda vez que é perdida. Presente dado por Poseidon, seu pai, por intermédio do centauro Quiron
Relógio que se transforma em um escudo. Feito de couro por dentro e de bronze por fora, com cenas desenhadas por Tyson representando algumas de suas aventuras com Percy e Annabeth no Mar de Monstros. Perdido no Labirinto de Dédalo no livro "A Batalha do Labirinto", ao que Percy o lança contra o monstro Kampe.
No livro "O Mar de Monstros", o deus Hermes dá a Percy um frasco de multivitaminas e uma garrafa térmica que libera os ventos dos 4 cantos da terra. Utilizados nesse mesmo livro.
No final do livro "A Batalha do Labirinto", Percy recebe a visita de seu pai (Poseidon) no dia de seu aniversário de 15 anos. Poseidon lhe deu um presente, o "dólar de areia" que mais parece uma bolacha de areia. Percy utilizou esse durante a guerra dos Titãs no livro "O Último Olimpiano", o entregando aos espíritos dos rios em troca de sua ajuda contra Crônos. O "dólar de areia" foi utilizado pelos espíritos para despoluir parte de seus rios.

Em 2010, Chris Columbus criou o primeiro filme da série, o Percy Jackson: O Ladrão de Raios, com o ator (Logan Lerman) como Percy Jackson.
E em 2013 Columbus vai lançar o segundo filme da série Percy Jackson e o Mar de Monstros, com os mesmos personagens e mais alguns outros que são citados nos livros da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário